top of page

Atualizado: 25 de mar. de 2023

Por Vera Marini - saberterapeutico@gmail.com


Em medicina chinesa a mesma energia que é base para o funcionamento fisiológico do corpo também serve para o funcionamento dos estados emocionais e mentais em um indivíduo.

No ocidente a fisiologia emocional e os processos mentais são atribuídos ao cérebro físico. Já na medicina chinesa eles são atribuídos às ações e funcionamento dos Órgãos internos no corpo humano.


A importância de reconhecer as emoções, quando intensas e sentidas por muito tempo, como eliciadoras de doenças, parte de uma abordagem holística do ser humano, pois integra os aspectos bio-psico-socio-espiritual, observando-o e analisando-o como um todo.


Por exemplo a alegria é o estado íntimo e sereno de vivacidade, bem-estar e jovialidade caracterizado por bom humor, otimismo, contentamento, felicidade, espiritualidade e cordialidade em relação a todas as pessoas, incluindo a si próprio.

Entretanto quando a alegria está em desequilíbrio, promove bem-estar físico e emocional exagerado, não sereno, caracterizado por hiperexcitabilidade, ansiedade e entusiasmo excessivo, podendo algumas vezes estar relacionado a distúrbios físicos como hipertireoidismo e psíquicos como bipolaridade.


Em MTC a integração e relação mente-corpo é vista há centenas de anos pela observação dos sinais e sintomas dos pacientes levando os médicos chineses a concluírem que as emoções são a principal causa de doenças.


Emoções prolongadas ou muito intensas são estímulos que perturbam Mente, alma e corpo alterando o equilíbrio e harmonia dos Órgãos, da Energia e do Sangue, assim como o desequilíbrio dos Órgãos também afeta o estado emocional.


A alegria favorece o correto funcionamento dos Órgãos, Vísceras e Psiquê, levando o indivíduo a viver em sociedade de modo mais harmônico, contribuindo para a saúde integral.


As emoções demonstram a capacidade do indivíduo sentir-se vivo, no entanto, cabe a cada um de nós determinar quando aquele estado emocional não está mais sendo favorável ao bem-estar e funcionamento físico-psíquico geral reverberando em nossa vida de relação conosco mesmo e com os demais.


23 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page