top of page

Celebrar o aniversário em tempos de pandemia é possível?

Atualizado: 23 de mar. de 2021

Por Eliana Abdo Alaby eaa.as.psi@gmail.com


Quando pensamos em celebração, imaginamos, pessoas reunidas compartilhando momentos de felicidade e saudação. E aí veio a pandemia que nos impôs algumas restrições; isolamento, uso de máscaras, higienização constante de mãos e objetos. Nós brasileiros, gostamos do abraço, da aproximação. Os europeus, estranham muito esse calor humano, além do clima tropical.


Antes de responder à pergunta se é possível comemorar aniversários em tempos de pandemia, vamos refletir sobre a celebração de aniversário.


Etimologicamente a palavra aniversário vem do latim “anniversarius”, anni (ano) versarius (regressar, voltar). A sua origem “acha-se no domínio da magia e religião. Os costumes de dar parabéns e de celebração com o requinte de velas acesas, era para proteger o aniversariante de demônios e garantir sua segurança para o ano vindouro”. (1)


O bolo, item mais esperado da festa, surgiu na Grécia antiga. Um bolo redondo representando a lua cheia, era levado ao Templo de Artêmis, Deusa da lua como oferenda. Naquela época, as fases lunares serviam como calendário