
Considerações sobre Fadiga Pandêmica
Atualizado: 15 de fev. de 2021
Por Rita Tierno / 15.01.2021 / psicologiasaudenarede@gmail.com

O que vem a ser fadiga pandêmica?
Esse termo surgiu recentemente, em decorrência da pandemia que vivemos, porém ainda sem consenso entre os especialistas.
Posso dizer, baseada em minhas pesquisas, que a fadiga pandêmica ocorre em situações de constante estresse e exaustão emocional.
Atualmente vivemos estressados, com grandes restrições de locomoção, fazendo várias atividades no mesmo local com a preocupação contínua de autoproteção o que acaba gerando sentimentos exaustivos.
A tendência é que as pessoas comecem a diminuir os cuidados consigo e com os outros, pois estão fatigadas. Neste estado, muitas vezes, acabam encontrando formas para burlar esse cuidado de maneira sistemática e contínua, com justificativas plausíveis e aparentemente coerentes.
Além disso, sintomas como cansaço, desânimo, dificuldade de concentração, impaciência, falta de vontade e insônia podem ocorrer indicando que algo está errado. Procure orientação adequada. Atendimentos online estão disponíveis em várias áreas, facilitando muito o acesso aos profissionais habilitados na área da saúde.
As pessoas estão convivendo há muito tempo com inseguranças, dúvidas, alterações na rotina, afastamento social e tudo isso pode levar a situações depressivas, medos e incertezas. Em alguns casos, pode ocorrer o que a Psicologia chama de negação, que é um mecanismo de defesa inconsciente que procura evitar conflitos emocionais existentes pela recusa em vivenciar pensamentos, sentimentos, fatos que são intoleráveis.