top of page

Perguntas básicas sobre as vacinas para COVID-19

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Por Vera Marini / 06.01.2021 / psicologiasaudenarede@gmail.com

Diversas questões tem surgido com relação as vacinas para Covid-19, desde a rapidez com que foram produzidas até dúvidas quanto a eficácia das mesmas e efeitos colaterais; soma-se a isso as fake News com informações falsas somadas às verdadeiras, que desorientam e induzem pessoas ao erro, num gesto de extrema irresponsabilidade.

Baseados nas informações de médicos e cientistas estamos trazendo algumas questões básicas sobre as vacinas anticovidicas.


Devo ou não tomar vacina?

Segundo o imunologista Paul Offit da Filadélfia, a opção por não tomar vacina, baseia-se no fato de que a mesma possa não ser segura. Imaginamos assim que estaremos nos livrando de um risco, e na verdade só estamos fazendo a opção por um risco diferente, ou seja, ficar suscetível ao Covid, já que o vírus é altamente contagioso.


Posso pegar covid-19 por tomar a vacina?

Segundo informações da Dra. Ângela Rasmussen (virologista) "não existe vírus inteiro na vacina". As vacinas de RNA mensageiro (RNAm) não entram no núcleo da célula porque estão dentro de uma camada de gordura, só levam informação para que o sistema imune se prepare para a defesa e assim que começa a atuar, o RNAm se degrada porque é frágil demais.