top of page

Vida Mais Leve


Avaliando alegria, humor e felicidade, percebe-se que emoções e sentimentos estão inter-relacionados, e as pessoas escolhem vivenciá-las ou não.

Pela Medicina Tradicional Chinesa, quando as emoções estão equilibradas, trazem leveza e bem-estar para a vida tendo como consequência, um corpo saudável.

Em se tratando de emoções equilibradas, falar da vida e da felicidade tornam-se assuntos relevantes e complementares.

Existem diversas definições sobre felicidade nos livros e dicionários associadas a circunstâncias e objetivos nem sempre tangíveis, sendo que o bem-estar físico, mental, espiritual, social e energético, são deixados de fora.

De acordo com estudos da Psicologia Positiva, de Martin Seligman, felicidade e bem-estar são estados que todos podem alcançar, mas com significados diferentes para cada ser humano.

O bem-estar faz referência ao que as pessoas sentem e pensam sobre suas vidas, um fato totalmente individual e único, que define felicidade para cada um.

Pesquisas demonstram que a felicidade, o humor e a paz de espírito são influenciados principalmente por fatores internos, pela forma de enxergar e administrar os eventos da vida ressignificando-os em experiências positivas para o crescimento pessoal.

Nossas vivências contribuem para a transformação do que somos hoje e seremos no futuro. A valorização das experiências passadas, podem auxiliar, em retrospectiva, mostrando onde estávamos, onde estamos e aonde queremos chegar. Refletir sobre escolhas feitas e quais modificações serão necessárias a partir daí, nos possibilita maior proveito da existência, auxiliando-nos a seguir em frente de modo renovado.

Manter o foco nas experiências positivas pode contribuir preventivamente para uma boa saúde e até nos mecanismos de enfrentamento de doenças, valorizando a saúde, virtudes, potencialidades e não somente patologias, deficiências ou transtornos comportamentais.

O bem estar referido pela teoria da Psicologia Positiva vai ao encontro da definição de saúde segundo a OMS (1946): “o completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de enfermidade”.

A psicologia positiva está baseada em três principais pilares:

❖ Estudo das emoções positivas;

❖ Estudo dos traços positivos (forças, virtudes, inteligência, capacidade atlética);

❖ Estudo das instituições positivas (democracia, família, liberdade).

Dentro desses pilares, o bem-estar e a felicidade podem ser medidas por 5 fatores:

Emoções positivas:

Vivenciar sentimentos agradáveis e cultivar a alegria, o amor e a gratidão em nossa vida diária.

Engajamento:

Ser comprometido e envolvido nas atividades realizadas, estar em atividades interessantes, desafiadoras relacionadas às habilidades de cada indivíduo.

Sentido na vida:

Ter um propósito na vida, contribuindo para algo maior que nós mesmos.

Realização positiva:

Buscar realizar objetivos, ter conquistas pessoais, provar a satisfação e o crescimento que vem com o empenho e superação.

Relacionamentos positivos com outros indivíduos.

Construir e sustentar conexões sociais firmes, expressivas, que são essenciais para o bem-estar.

O conceito de Martin Seligman de “Florescimento Humano” pretende ser uma visão integral para o termo bem-estar, onde a busca pela felicidade não se limita às emoções positivas, mas também a outros aspectos fundamentais e como eles podem impactar de forma positiva a vida mental, física e espiritual.


Bibliografia

PASSARELI, P. M.; SILVA, J. A. da. (2022). Psicologia positiva e o estudo do bem-estar subjetivo. Estudos De Psicologia, 24(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estudos/article/view/6940

CAMALIONTE, L.G. e BOCCALANDRO, M.P.R. (2017). Felicidade e bem-estar na visão da psicologia positiva. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, 37(93), 206-227. Recuperado em 05 de junho de 2023, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2017000200004&lng=pt&tlng=pt.

SELIGMAN, M.E.P. Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar; Formato: e-book Kindle




36 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page