top of page

Você sabe o que fazer para dormir bem?

A insônia é reconhecida pela incapacidade de adormecer com facilidade, acordar diversas vezes durante a noite ou muito cedo, sono intranquilo ou perturbado por sonhos.


Para a medicina chinesa a base biológica da mente tem origem na essência recebida dos pais no momento da concepção que, somada a nutrição no decorrer da vida influencia a qualidade e quantidade do sono.


Segundo estudiosos da MTC, a insônia vem aumentando significativamente entre as faixas etárias de 31 a 60 anos. A hipótese para essa ocorrência são as exigências da vida moderna; as pessoas precisam trabalhar e estudar, superar problemas financeiros, profissionais, familiares e de situações de vida, suportando uma carga emocional estressante.


Quando as emoções permanecem em descompasso por muito tempo com irritabilidade, inquietação mental, angústia, depressão e ansiedade podem levar a sintomas como não conseguir conciliar o sono, sono intranquilo, acordar muito durante a noite, dores de cabeça, constipação ou diarreia, tontura, palpitações, transpiração noturna, zumbido dentre outros característicos da insônia.


Outro fator são as causas temporárias para a insônia, a exemplo da mudança de clima, jet lag, tomar muito café ou chá, preocupação ou condições médicas como dor, rinite, asma ou prurido.


O corpo físico fornece informações importantes sobre o funcionamento integral (físico-mental-espiritual-emocional) de um indivíduo, relativo à maneira como está vivendo, ou seja, se respeita ou não seus limites, levando a compreensão de que sinais e sintomas servem de aviso para que mudanças no estilo de vida sejam implementadas.

A fim de melhorar ou evitar a insônia é necessário atuar em diversas frentes selecionando atividades prioritárias, aprendendo a lidar com o stress, evitando alimentos e bebidas estimulantes do estado mental agitado, nos dias de maior inquietação, substituindo por aqueles mais pacificadores da mente e do espírito.


O tratamento com acupuntura é extremamente benéfico porque além de regularizar os caminhos da energia corporal, tranquiliza a mente, acalma o espírito promovendo bem-estar físico-mental-espiritual-energético-emocional.


A psicoterapia também é indicada com a finalidade de reorientar os pensamentos, sentimentos, emoções e ações trazendo benefícios para toda a vida.


Exercícios físicos são coadjuvantes na melhoria do sono por auxiliarem na desassimilação de energias absorvidas durante o dia, nem sempre benéficas, proporcionando higienização da psicosfera.


E finalmente, para aqueles que se percebem envolvidos em conflitos intermináveis, é aconselhável buscar um profissional especialista em métodos de solução de conflitos para aprender técnicas de pacificação íntima e relacional.


Vale lembrar que somos promotores da saúde ou doenças. Mesmo diante de um adoecimento, seja ele qual for, o estilo de vida pode ser modificado para melhor a partir de escolhas mais saudáveis, programadas, favorecendo o bem viver.

43 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page